domingo, 16 de maio de 2010

DECEPÇÃO TOTAL

Bom...
Nem sei como começar este POST...
A melhor palavra que encontrei para definir a manhã maravilhosa deste domingo foi a que está intitulando estas palavras.
Como sempre, fui dormir de madrugada. Desta vez, sob um agravante: Acabara de voltar de viagem. Combinei com meu soldadinho que me acordasse as 08, para que fizesse valer a data especial : DOMINGO.
Ele o fez bem. Levantei e decidi por ser domingo que sairia diretamente para caminhada, sem banho nem alongamento.
Saí, comecei minha caminhada e, por ser uma hora mais tarde que o convencional, a rua do comércio local já estava movimentada com seus anciões de boné palmilhando suas calçadas.
O "bom dia" era automático e indistinto. Isso era empolgante! E caminhando fui percebendo que o DOMINGO realmente é um dia diferente.
O sol brilha de outra cor. O vento sopra com harmonia. Os passarinhos dormem até mais tarde e nos privam de seus anúncios matinais agradáveis. Os ébrios ainda não chegaram em casa ou não acordaram pois não habitavam hoje os bares e padarias do bairro. Tudo parecia perfeito até que: QUEM VEM LÁ?
A P*@#$% da CANELITE.
Meu.
Desta vez foi insuportável.
Nos primeiros 500m, a dor era tanta que estava decidido a retornar para a minha casa e abandonar de vez a caminhada no final de semana.
Eu já havia abandonado no sábado, pois resolvi me dar um descanso, dormindo até as 09h30. Mas na verdade, eu tinha mesmo era uma viagem programada para um aniversário que foi SHOW DE BOLA. SUCESSO!
Mas, voltando, foi HOJE que sofri as consequências da orgia gastronômica que pratiquei ontem. Desde sexta a noite quando em um fraternal ágape me iniciei nos trabalhos de mastigação deglutindo várias formas diferentes de cortes e cozidos de massa. MACARRONADA feita por um grande conhecido, com molhos diferenciados para homenagear tardiamente o dia das mães. O PUNK é que foi sexta à noite. Isso também contribuiu para que no sábado eu abstivesse da caminhada.
Ontem, Sábado, o dia todo foi regado a grandes e apurados sabores, talvez, contribuindo para a minha decepção do domingo sem que eu soubesse.
A dor da canela é praticamente indescritível. É como se a alma deixasse nosso corpo e habitasse apenas a parte crônica da dor para tentar amenizar ou minimizá-la.
Foi tanta, tanta, que tive que parar quando cheguei na pista de caminhada. Parei MESMO. Parei e fiz pequenas massagens na canela para tentar recuperar meu status quo e continuar a missão.
Após uns dois minutos parado e massageando, encontrei dentro de mim, forças para continuar. Não foi bem dentro de mim....
Tá.... Tá...
Foi FORA de mim.

Um senhor simpático de aparentemente 60 anos passou por mim me dando bom dia: CORRENDO!
Isso me motivou.
O dobro da minha idade e o dobro da minha velocidade.
Motivei.
Voltei a sanidade e comecei a caminhar no mesmo ritmo de sempre.
Percebi que meu olhar não passava de um ângulo de 30º.
Meio triste pela minha primeira vez ter de parar antes de terminar a caminhada, mas determinado, continuei caminhado em passos fortes e distantes.
Mais uns 500m e me vi contando os passos.
Descobri que a cada 100 passos, existe conjuntos de bancos de alvenaria a beira da pista de caminhada. Só HOJE vi isso e pelo aspecto não era recém construído. Será que minha mente e corpo estavam tão cansados assim hoje que me fizeram reparar nestes "pitstop" em potencial?
A cada dois conjuntos de bancos de alvenaria, minhas canelas se intercomunicavam clamando por mais uma parada.
Quando de repente uma voz do além ecoa bem ao meu lado: UMA!
Era o senhor de 60 anos dando UMA VOLTA "em cima" de mim.
Sem declinar, continue firme e forte. A dor na canela deu uma trégua de uns 13 segundos e isso fortaleceu o resto do meu corpo para que a decepção não fosse maior.
Nos 800m finais, já me sentia arrastando minhas pernas e diminuindo meu ritmo. Outro conjunto de bancos me hipnotizava. Passava olhando para o outro lado, com se quisesse disfarçar minha verdadeira vontade de parar.
Desta vez, eu precisei ir diminuindo meu ritmo no final da jornada. Pelas dores canelais e um cansaço absurdo, eu chegava bem perto do fim da pista com uma sensação de suor. Tudo suava. TUDO.
Ouvi: DUAS! E um sorriso sarcástico foi apresentado no rosto daquele senhor que já não me aparentava ser tão simpático assim.
Fui parando, parando, parando e parei. DE VEZ.
Sentei no banco da pista. No último banco no final da pista e comecei a massagear levemente minhas canelas. Era uma dor descomunal, insuportável. O que havia ocorrido? Eu não conseguia encontrar um motivo para tamanha dor. Seria a ausência do banho? A falta de alongamento? O fato de ser domingo e a mente ter isso viciado? Eu não sabia.
Enquanto esperava a dor diminuir, pensava eu em desistir de vez desta caminhada pois estava me fazendo mais MAL do que BEM.
Ontem, muitos dos meus amigos me falaram: Tá bonitão... Emagreceu...
Eu, sinceramente, não acredito nem me sinto mais magro, mas meus amigos (talvez por isso são amigos, para te deixar feliz) falaram isso aí.
Mas eu estava decidido. Ia parar de caminhar e pronto. Nunca fiz isso na vida e estou vivo até hoje. Isso não mudaria minha vida se eu parasse agora. Nem sinto efetivamente os efeitos da caminhada em minha vida. Não representa absolutamente NADA pra mim. Era só uma forma de ocupar um tempo que eu tinha ocioso. Era como contar carneirinhos antes de dormir. Não serve pra nada.
Aí, recuperado da dor e decidido a nunca mais voltar a caminhar, escuto:
TRÊS!!!





Véio FDP!
Amanhã pego ele.




VaLEO
Leo Cinezi
www.cinezi.com.br

5 comentários:

  1. Não para, não gordinho! Senão daqui a pouco a barriga impede até de tocar! Baixo, não isso que você pensou.

    ResponderExcluir
  2. Hehehehe..é assim mesmo....sem pressa...hehehe

    ResponderExcluir
  3. Caramba, tb vc faz tudo errado, é claro que tem que doer.

    TFA

    ResponderExcluir
  4. Léo, vire amiga da sua dor ou troque de canelas!

    E não para não! Daqui um mês você sente a diferença: um bem estar... ou mais dor... :D

    ResponderExcluir
  5. Véio FDP kkkkk rachei o bico!

    Quer um conselho de amigo? Desce a escada do seu quarto, abre a porta da sala, desce aquela escadinha, vai até o portão, vira pra direita. Vai ter uma coisa linda chamada NEW CIVIC. Pega ele, desce até a pista de caminhada e passa pelo véio do cassete e grita 345... 431... 567... 666 uhahuaha essa caminhada só serve mesmo pra nos brindar com essas incriveis histórias! Como vc disse, viveu até hj sem essa porra! Enche o tanque da viatura e ja era!

    Bju procê... c ta bonitão!!! E se precisar de apoio na caminhada me liga q eu te busco ... de CIVIC huahuahuahuahuahu

    ResponderExcluir