quarta-feira, 2 de junho de 2010

CAMINHADA CONTRA A GRIPE!

Como bom brasileiro que sou, também deixei para o último dia a vacinação contra a H1N1. Lembrei do slogan: "SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA!"
Já perceberam que 50% desta frase é NEGATIVA?
Inconscientemente, nossas mentes trabalham sempre sobre pressão e tendem a pegar atalhos. Neste caso específico, uma frase como esta pode mais atrapalhar do que ajudar. Se a mente pega estes atalhos, praticamente tenderemos ao NEGATIVISMO, o que fatalmente gerará uma carga negativa desnecessária em nosso cotidiano.
Devemos trocar nossas frase negativas por positivas. SEMPRE QUE POSSÍVEL.
Há muitos anos, quando a minha curiosidade aflorava de sobremaneira incontestável, atirei para muitos lados à fim de obter algumas respostas básicas e intrínsecas da vida.
Participei de muitos cursos, palestras, workshops, ações, imersões, grupos de estudos, sempre com um objetivo: OBTER RESPOSTAS.
E, lembro-me que em um destes tantos, um de PNL aplicada, o palestrante se referia a quantidade de frases e palavras negativas que ouvíamos desde nossa infância, e como estas palavras se enfiavam em nossas mentes contribuindo para a formação de um caráter amargo e pessimista.
Muita dessa culpa não é nossa, mas sim daqueles que nos acercavam naquela época.
Sugiro a leitura do Artigo PALAVRAS NEGATIVAS da Rita Alonso, que trata do assunto:

Deveríamos substituir a frase:
SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA!
para:
SOU BRASILEIRO E PERSISTO SEMPRE!

Fica até mais bonitinha...
Huahuahuaha!

Mas, falando de caminhada, hoje fiz uma caminhada diferente.
Fui até o posto de saúde do bairro para ser vacinado contra a H1N1.
Mesmo pique de sempre, após breve alongamento, saí em direção e concentrado para a vacinação.
O percurso era em declive e me senti seguro para poder apertar o passo. Chegando no posto de saúde que descobri o quanto aquilo me feriria.
Cheguei no posto em 28 minutos de caminhada. Dores nas canelas, nas duas. Posto de Saúde Lotado. Sem lugar para sentar.
Aí, percebi que uma jovem senhora de uns 50 anos apressava o passo para, como se fosse para competir comigo, pegar a fila da vacinação.
Eu, meio sem entender, estava mantendo meu ritmo da caminhada e sequer percebi o porque ela fazia aquilo.
O fato é que mesmo com a persistência daquela jovem senhora, cheguei à sua frente na fila.
Fiquei parado, curtindo minhas dores canelais, enquanto um casal de velhinhos se aproximava da fila.
Fiquei olhando aqueles dois... Uma vida juntos... Tinham 78 e 79 como idade e tão logo percebi vossa aproximação, cedi meu lugar para eles.
No entanto, a jovem senhora já estava atrás de mim e resmungou:
EU CHEGUEI ANTES!
Eu falei: Eu também!
Ela ficou sem jeito mas deixou o casal na nossa frente.
Mesmo assim, não fiquei satisfeito.
Só tinha marmanjo na fila, fui lá na sala de vacinação e perguntei aos que estavam trabalhando se o casal poderia passar na frente de todos.
ELES AFIRMARAM, desde que não criasse problemas com a fila.
A fila toda se manifestou contrária. Cada qual com sua desculpa: Tava atrasado, tinha outras coisas pra fazer, por que os velhinhos não chegaram antes? Por que não vieram mais cedo... Coisas do tipo.
Voltei pro meu lugar e a jovem senhora falou: PERDEU!
PORRA!
Me senti na presença de um menor cometendo um ato infracional: PERDEU!
Aquilo ficou na minha cabeça por dois segundos, quando me dirigi para o final da fila.
Neste interim, chegou umas 20 pessoas depois de mim.
Mas.... Como sou um menino bonzinho, acatei à decisão unilateral e, sem sequer me pronunciar, fiquei láááááaáá longe no fim da fila.
Sei lá quanto tempo depois, chegou a vez dos velhinhos. Entraram, entregaram suas carteirinhas de vacinação, foram vacinados e saíram.
ERA A VEZ DA JOVEM SENHORA.
Ela entrou, pediram a carteirinha dela...
ELA NÃO TINHA!
Teve que fazer na hora.
E para fazer, tinha que preencher alguns papéis e documentos que ela não sabia de cór. Teve que pegar os documentos em uma bolsa que estava no carro, lááááááá no estacionamento.
E.... Para minha tristeza.... A FILA ANDA!
E andou mesmo.
Até ela preencher tudo, deu o tempo de todos à minha frente serem vacinados!
ERA MINHA VEZ.
E ela estava quase terminando de preencher os papéis.
Pensei por alguns instantes se ela não era parente do velhinho que me zoou na pista de caminhada. Um complô contra sedentários publicitários.
Sei lá.
Por fim... ERA MINHA VEZ e ela terminou de preencher os documentos e estava pronta para entrar na minha frente quando olhou e me viu.
Aí, ela desconcertada pelo passado não tão distante e da forma com que havia agido para comigo, deve ter pensado cada uma. Cada lição que eu poderia ter dado àquela senhora. Cada coisa, cada absurdo, cada palavrão, passou SIM pela minha cabeça até que eu então explodi e como em um gozo divino exclamei:

















PODE PASSAR NA MINHA FRENTE!



Logo depois dela, fui vacinado.
Voltei para casa no mesmo ritmo.
A vacina não doeu exatamente NADA!
Mas, agora, após algumas horas, percebo que minhas alergias estão se manifestando e meu olho direito está inchando.
TENHO PROVA hoje na faculdade.
Depois vou ao médico.
HOSPITAL PÚBLICO!
Espero que lá, as jovens senhoras não tenham esta mesma postura.

Abraços.

Bom feriado.

VaLEO
Leo Cinezi
www.cinezi.com.br

4 comentários:

  1. Gostei bastante da forma como escreveu o texto, pois a todo momento me senti dentro de sua caminhada.

    Para mim o que fica de tudo isso é a postura altruísta em um mundo onde muitos ainda não tem a mínima noção do que é respeito.

    ResponderExcluir
  2. Caramba hein, essa história do positivismo faz mesmo diferença viu Leozito, concordo contigo.
    E boa sorte, melhoras ae!
    Abraços!
    Bababate no marquito!

    ResponderExcluir
  3. Força aí Leo.

    Você mora em São Bernardo? Domingo, 13.06, eu participarei de uma prova lá. Então, se puder faça sua caminhada na Robert Kennedy e aproveite para mandar aquele oi. E se quiser me acompanhar num trotezinho só para experimentar. Será muito bem-vindo. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Leo.

    Venha para o blog, ser for para lamentar, que seja, assim sabemos como ajudar. Só não fique em silêncio. Abraço.

    ResponderExcluir